Soke Masaaki Hatsumi


   Dr. Masaaki Hatsumi (初見良昭, Hatsumi Masaaki) (nascido Yoshiaki Hatsumi, em 2 de dezembro de 1931) é um Soke, Lutador, Coreógrafo e Médico japonês. Fundador e atual patriarca do Bujinkan, é o ex-discípulo e sucessor das tradições mantidas por Toshitsugu Takamatsu, o último ninja autêntico. Atualmente reside e ensina na cidade de Noda, Chiba, no Japão. Graduado na universidade de medicina Meiji em Tokyo como Traumatologista, é Diretor de sua própria clínica na cidade de Noda.
   Hatsumi iniciou seu caminho nas Artes Marciais com o Kendô, aos 7 anos de idade, sendo 8° Dan de Aiki Jutsu, e quando jovem praticou Judô, chegando a 4º Dan e Karatê sendo 6° Dan. Também foi praticante de Ginástica Olímpica, Balé e Futebol, chegando a ser o capitão do time. Na Universidade praticou Boxe e ainda estudou Teatro.
   Graduou-se na universidade de Meiji em Tokyo, e logo tornou-se Médico.
   Após a 2ª Grande Guerra Mundial, Hatsumi passou a ensinar Judô aos soldados americanos na base militar de Yokota, e por volta dos 20 anos de idade, passou a se questionar sobre o sentido de praticar uma arte marcial, pois uma pessoa maior e mais forte passava a ganhar de uma pessoa mais graduada, sobrepujando a força fisica a técnica.
   A partir disso, passou a buscar uma arte marcial que fosse eficaz para qualquer situação, assim aos 26 anos de idade, através da indicação de um antigo mestre de Kobudô, Hatsumi encontrou seu último mestre, Toshitsugu Takamatsu, na cidade de Kashiwabara, e ficou assustado, pois não conseguia entender como uma pessoa com idade tão avançada e tão baixa estatura podia passar uma sensação de morte tão forte.
   Hatsumi foi aluno de Takamatsu Sensei durante os anos 50 e 60. Hatsumi Sensei treinou constantemente com Takamatsu Sensei durante 15 anos. Antes de falecer, Takamatsu Sensei transmitiu a Hatsumi Sensei o título de Soke, ou seja, líder, de todo conhecimento antes guardado por ele, junto com toda antiga documentação, tornando Hatsumi, Soke (Grão Mestre) de todas as Artes Marciais que lhe tinham sido transmitidas.

Soke Masaaki Hatsumi OSensei – 1988 Japão


   Masaaki Hatsumi recebeu de seu mestre, Toshitsugu Takamatsu, a autoridade e a posição de herdeiro sucessor em linha direta dos mestres e discípulos, remontados a sete séculos atrás, vindo a tornar-se o Soke (Grande Mestre) das nove tradições marciais japonesa.
     34º Sōke da Togakure Ryu Ninpō, fundada por volta de 1100;
     28º Sōke da Gyokko Ryu Kosshijutsu, fundada por volta de 1100;
     28º Sōke da Kukishin Ryu Happô Hikenjutsu, fundada
por volta de 1300;
     26º Sōke da Shinden Fudô Ryu DakenTaijutsu, fundada no princípio de 1300;
     21º Sōke da Gyokushin Ryu Ninpō, fundada em meados de 1500;
     18º Sōke da Kotō Ryu Koppojutsu, fundada em meados de 1500;
     18º Sōke da Gigan Ryu Koppojutsu, fundada em meados de 1500;
     17º Sōke da Takagi Yoshin Ryu Jukentaijutsu, fundada no princípio de 1600;
     14º Sōke da Kumogakure Ryu Ninpō, fundada
por volta de 1500;

   Hatsumi também pintou diversos quadros no estilo Nihonga, tendo suas obras expostas na galeria Nagai em Tóquio e em Paris. Como escritor, Masaaki Hatsumi escreveu diversos livros sobre artes marciais. Também atuou no seriado tokusatsu Sekai Ninja Sen Jiraiya, fazendo o papel de Tetsuzan Yamashi. E participou de outros filmes e seriados como diretor e também como coreógrafo.
   Uma das histórias de Masaaki Hatsumi ocorreu que em um certo dia pensou que iria morrer por causa de uma doença. Com este pensamento, ele passou os nove pergaminhos a nove de seus alunos. Muito tempo depois, Hatsumi não faleceu como achara e pediu os pergaminhos de volta, mas apenas oito de seus alunos entregaram seus pergaminhos, enquanto um deles não o entregou, tendo o mestre, então, que tomá-lo a força.

   Recebeu diplomas de honra do FBI, Pentágono e da Polícia Espanhola. Foi recepcionado pelos reis do Reino Unido, Espanha e pelo presidente dos Estados Unidos. No Japão, o Imperador Hirohito outorgou-lhe o título de “Tesouro Vivo da Nação” e, recentemente, o prêmio em reconhecimento por seus serviços de paz no Japão e promover o internacionalismo.

Comentários

Postagens mais visitadas