Bujinkan Budo Ninpo Taijutsu


   A Bujinkan foi criada por Masaaki Hatsumi, de acordo com seu professor Takamatsu Toshitsugu, para transmitir os ensinamentos dos nove (9) Ryû (sistemas) de combate antigos. A maior parte dessas escolas faz parte das aulas dos praticantes da Bujinkan hoje em dia. O nome Bujinkan, tem muitos sentidos. Um dos apelidos dado, pelos chineses, a Takamatsu na ocasião de sua estadia no continente foi "Wusen de Ouro". Wusen, que significa "Deus da Guerra", é traduzido como Bujin no Japão. "Kan" pode significar lugar, uma casa; então se traduz Bujinkan como "Casa do Deus da Guerra" e, também é "O Lugar Onde os Guerreiros se Encontram".
   Criada na década de 70 pelo Soke Masaaki Hatsumi, pode-se pensar que ele não sabia que ela tomaria uma dimensão internacional. Há Dojos espalhados na maior parte dos países do mundo, mesmo que a Bujinkan não seja mais que uma associação de pessoas compartilhando uma paixão. Não existe federação internacional, responsáveis nacionais ou continentais. Há somente pessoas, mais ou menos avançadas tecnicamente que procuram compartilhar com seus alunos o amor pelo Ninjutsu.
   Com a passagem dos anos, Hatsumi OSensei buscou evoluir a abordagem pedagógica, até os anos 90, a Bujinkan ensinava Ninjutsu. Na década de 90 Soke Hatsumi, decidiu passar a um nível superior e começou a ensinar as armas e as escolas (Ryû), é o período do Budo Taijutsu. Então, no início do século XXI, é a vez do Ninpo Taijutsu com o Juppo Seshô e o Daishô Taijutsu.
   Uma possível definição para os termos Budo Taijutsu ou Ninpo Taijutsu é:
     "Nossa disciplina busca uma fusão do corpo e do espírito para o abandono das aparências e a criação do 'ser' em permanente adaptação com o meio-ambiente."
   Budo é o nome genérico dado aos diferentes estilos de combate desenvolvidos no arquipélogo japonês. O Ninjutsu é apenas uma parte do Budo japonês e, três Ryû (escolas) componentes da Bujinkan o são: Togakure Ryû Ninpô, Kumogakure Ryû Ninpô e Gyokushin Ryû Ninpô; Há três Ryû (escolas) de Bushi (Guerreiros Tradicionais): Gyokko Ryû KosshiJutsu, Koto Ryû Koppôjutsu e Gikan Ryû Koppôjutsu; e três Ryû (escolas) de Samurai: KukiShinden Ryû Happô Hikenjutsu, Shinden Fudô Ryû Dakentaijutsu e Takagi Yôshin Ryû Jûkentaijutsu.
   O Ninpo Taijutsu do Bujinkan Dojo é composto de vários módulos. O primeiro é uma síntese dos diferentes princípios comuns às nove escolas, chamado: Ten Chi Jin Ryaku no Maki.
   O Ten Ryaku no Maki é o princípio do Céu, é o conjunto dos movimentos do corpo no espaço.
   O Chi Ryaku no Mak é o princípio da Terra, é o conjutno de técnicas de combate corpo a corpo.
   O Jin Ryaku no Maki é o princípio do Homem, é o conjunto das combinações entre movimentos e as técnicas de corpo a corpo.
   O conhecimento do Ten Chi Jin Ryaku no Maki permite obter a faixa preta. Ser faixa preta (Shodan) significa "ter compreendido a base da arte marcial". Ser faixa preta não é um fim em si... É, ao contrário, a partir desse momento que o verdadeiro trabalho poderá começar.
   O segundo módulo é o estudo das nove escolas reunidas no seio do Bujinkan Dojo. Todas as nove Ryû possuem suas particularidades.
   Nestes dois módulos, o trabalho com armas é importante.
   Conhecer e aprender as Leis Naturais que se escondem atrás das formas, permite ao praticante responder corretamente à toda situação. Isso é válido no Dojo, mas, deve ser aplicado no dia a dia ao longo do curso.
   A atitude de abertura e a capaciadde de adaptação do aluno devem ser permanentes. A vida é plena de ensinamentos para aquele que sabe interpretar os acontecimentos. É por isso que durante a saudação ao início e ao final dos treinos nós repetimos a frase seguinte: "Shikin Haramitsu DaiKoMyo", que pode ser traduzida como "toda experiência é sagrada e possui a chave da iluminação" ou "que o nosso próximo ato nos traga a iluminação".

Comentários

Postagens mais visitadas